Agricultores paranaenses estão de olho no calendário para iniciar o plantio da soja. Para isso, eles precisam obedecer ao período de vazio sanitário no estado, que começou em 2 de junho e se estende até o dia 31 de agosto. Ao contrário das safras anteriores, em que o vazio sanitário tinha uma data única para todas as regiões do Paraná, este ano o período foi dividido em três regiões.
A medida fitossanitária, determinada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, é importante para prevenir a disseminação do fungo causador da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), uma das mais severas doenças que afetam a cultura da soja.
Por um período mínimo de 90 dias, os agricultores não podem plantar nem manter plantas de soja vivas em qualquer fase de desenvolvimento nas áreas determinadas. Na região Oeste, segundo o agrônomo Osmar Bem, o plantio da soja será permitido a partir deste domingo, 01 de setembro.
Datas e regras no Paraná
Região 1: Inclui os municípios do Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral paranaense. Nessa área, o vazio sanitário ocorre entre 21 de junho e 19 de setembro. A semeadura poderá ser realizada de 20 de setembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025.
Região 2: Compreende a maioria dos municípios localizados no Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste do Paraná. O vazio sanitário nesta região começa mais cedo, a partir de 2 de junho, e se estende até 31 de agosto. O plantio da soja será liberado a partir de 1º de setembro de 2024 e deve ser concluído até 30 de dezembro.
Região 3: Abrange os municípios do Sudoeste do Estado. O vazio sanitário nesta região inicia em 22 de junho e vai até 20 de setembro. A semeadura poderá ocorrer entre 21 de setembro de 2024 e 19 de janeiro de 2025.
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) reforça a importância de todos os agricultores seguirem essas diretrizes para proteger suas lavouras e garantir uma produção saudável e produtiva. O cumprimento dessas regras é fundamental para minimizar os custos e preservar a produtividade das lavouras.
Comentários: