No dia 29 de maio, estudantes do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Santa Helena (UTFPR-SH) se destacaram durante o VI Congresso de Agrárias - Ciência e tecnologia: o agro do futuro de A a Z, promovido pela Faculdade Uniguaçu, em São Miguel do Iguaçu. O evento reuniu acadêmicos e pesquisadores para debater avanços científicos e inovações no setor agrícola.
O professor Lincon Stefanello, docente do curso de Agronomia da UTFPR-SH, foi o orientador de três trabalhos apresentados no evento, com destaque para o resumo intitulado "Crescimento e nutrição de plantas de soja cultivadas em Latossolos e Argissolos", premiado como o Melhor Resumo do VI Congresso de Ciências Agrárias.
O trabalho é fruto do projeto de pesquisa homologado na UTFPR-SH, intitulado “Estratégias integradas para o uso racional de fósforo na agricultura”, coordenado pelo professor Lincon em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa teve como foco a análise do comportamento nutricional e do crescimento da soja em diferentes tipos de solo.
Foto: Prêmio de Melhor Resumo do VI Congresso de Ciências Agrárias
A apresentação oral do trabalho foi realizada pela discente Geovanna Kolze, bolsista PIBIC/CNPq, que compartilhou os resultados obtidos no projeto ao lado dos coautores Raíssa Schwalbert, Lincon Stefanello, Gíllian Fernandes, Guilherme Massola, Vitor Sachser, Gabriel Choppis e Fernando Nicoloso.
Foto: Geovanna Kolze durante a apresentação do trabalho "Crescimento e nutrição de plantas de soja cultivadas em Latossolos e Argissolos" no VI Congresso de Agrárias
Além do trabalho premiado, outros dois resumos foram apresentados no formato de posters pelos discentes Vitor Sachser e Beatriz Gonsalez, também do curso de Agronomia da UTFPR-SH. Os trabalhos foram desenvolvidos com a colaboração de demais colegas.
O professor Lincon Stefanello destaca que, "De maneira geral, esse reconhecimento só foi possível em função do trabalho colaborativo entre profissionais qualificados de diferentes Instituições de Ensino Superior. Mas também pelo envolvimento dos discentes na pesquisa durante a graduação, o que é fundamental para sua formação acadêmica e profissional.
Ao participar de projetos científicos, o discente desenvolve pensamento crítico, aprende a lidar com problemas complexos e ganha autonomia intelectual. A pesquisa amplia sua visão sobre a área de estudo e conecta teoria e prática de forma concreta. Reconhecer esse envolvimento é igualmente importante.
Valorizar o discente pesquisador por meio de bolsas, orientações de qualidade, oportunidades de apresentação e publicação fortalece seu sentimento de pertencimento à Universidade e estimula sua continuidade na vida acadêmica. Quando o estudante percebe que sua contribuição é significativa, ele se engaja mais e se torna um profissional mais preparado e comprometido com a transformação social".
Além das apresentações dos estudantes, o evento contou também com a palestra “Sensoriamento remoto integrado com a inteligência artificial na agricultura”, ministrada pela professora Franciele Morlin Carneiro, docente do curso de Agronomia.
Comentários: