Em uma semana marcada por vários transtornos no Porto Internacional de Santa Helena, devido a demora em liberações de caminhões e diversas reclamações dos usuários, o prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskin, promete mudar o cenário local.
Mesmo tendo uma infraestrutura invejável, que diga-se de passagem vai muito além da realidade encontrada em Porto Índio e Sanga Funda, ambos no Paraguai, a administração municipal deve buscar diminuir alguns problemas crônicos, como por exemplo, a fila de caminhões.
Com a conclusão do asfalto da supercarreta no Paraguai, a expectativa é que a passagem de caminhões pelo porto de Santa Helena registre um aumento considerável. Desta forma, algumas tratativas com o Governo do Estado do Paraná já estão em análise, como a construção de um anel viário ligando o porto até a rodovia PR 488 e mais agilidade na liberação dos caminhões, serviço de responsabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA.
Durante a abertura da Expo Santa Helena 2025, Dinho falou sobre os as condições enfrentadas pelos caminhoneiros nesta semana no porto local. Cerca de 270 caminhões passaram pela aduana, quando o fluxo normal de veículos é em torno de 80 caminhões ao dia. A empresa que ganhou o projeto para construção do anel viário deverá realizar uma audiência para apresentar o estudo de fluxo.
O prefeito Dinho lembrou que Santa Helena é referência no agronegócio e precisa estar preparada para o crescimento que irá registrar em pouco tempo. (Sonora)
Atraso no despacho aduaneiro
A demora na liberação de caminhões nesta semana no Porto Internacional de Santa Helena ocasionou grandes filas, fazendo com que os veículos se quer pudessem ser descarregados das balsas.
O motivo deu-se pela ausência do chefe do MAPA, o qual estaria de férias e, em seu lugar, estaria lhe substituindo um servidor de Foz do Iguaçu. Este, não estaria conseguindo executar o trabalho com maior agilidade e os caminhoneiros precisaram enfrentar o castigo de aguardar até serem liberados.
Na manhã desta sexta-feira (17), mensagens e imagens enviadas à Costa Oeste FM, mostram as condições atuais do porto após a chuva de quinta-feira (16) e a grande quantidade de caminhões aguardando serem despachados.
Entre em nosso grupo de WhatsApp Clique Aqui!

Comentários: