Com o objetivo de compartilhar ideias e trocar experiências realizadas ao longo do ano no Programa A União Faz a Vida, professores da rede municipal e Centros Educacionais, parceiros da iniciativa, estiveram reunidos em um evento especial promovido pela Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, na noite de terça-feira (19), no Lar Centro de Eventos em Medianeira.
O Summit Educação 2024, é organizado para que os professores troquem ideias e mostrem uns aos outros como têm aplicado a metodologia em salas de aula. A União Faz a Vida, é o maior programa de responsabilidade social que a Sicredi desenvolve, que inclui a Jornada de Educação Financeira nas escolas. Para 2025, a Sicredi Vanguarda deve avançar com mais um programa, Cooperativa Escolar, auxiliando no contra turno e aprendizado do aluno.
Para o presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Aldo Dagostim, a noite foi de reconhecimento aos professores que pertencem às 17 cidades de atuação da Sicredi Vanguarda. “É uma forma de agradecer e reconhecer todo o carinho dos professores pela A União Faz a Vida. É um programa que realmente faz a diferença. A Sicredi investe na educação e valoriza a comunidade. Acreditamos que através da educação, vamos fortalecer a comunidade onde a Sicredi está inserida”.
Gracielle Gielow, Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, explica que o evento celebrou as conquistas do programa no ano de 2024. “Nossos professores acreditaram no Programa A União Faz a Vida e, por conta disso, foram idealizados mais de 900 projetos. A Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, esse é o diferencial, pois todo o nosso resultado, grande parte retorna às comunidades”.
Para Fatima Ambrosio, gerente do Desenvolvimento do Cooperativismo, a Sicredi entende que a educação é um meio de olhar para o desenvolvimento da comunidade. “O evento desta noite, onde reunimos aproximadamente mil professores mostra que estamos no caminho certo e temos muito a crescer. Através dos programas, a Sicredi exerce efetivamente o quinto e o sétimo princípio do cooperativismo, que é a educação, formação e informação, além do interesse pela comunidade”.
Sandra Dillemburguer, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura de Santa Helena, explica que a proposta do programa A União Faz a Vida teve uma grande aceitação. “Em nosso município, o programa foi desenvolvido com crianças de quatro à onze anos. A proposta foi positiva, onde os alunos vivenciaram na prática, todo o conteúdo desenvolvido ao longo do ano pelos professores. Também é uma oportunidade da comunidade conhecer os projetos que a escola desenvolve”.
A noite especial promovida pela Sicredi Vanguarda, proporcionou muita diversão e conhecimentos aos professores e colaboradores da cooperativa, com palestra, apresentações, sorteio de prêmios e confraternização.
Comentários: