O Hospital Regional de Toledo, no Oeste do Paraná, fez nesta terça-feira (21) as três primeiras cirurgias eletivas - um procedimento ginecológico e dois de hérnia. A unidade realizará também cirurgias ortopédicas, urológicas e vasculares. A expectativa é que ocorram, em média, 600 internações e 450 cirurgias por mês.
Acompanhado do filho, a maior preocupação de José Samuel Nogueira, de 72 anos, era ter que se deslocar para outro município para a cirurgia. "Poderia ser tanto em um hospital em Curitiba, ou em Assis Chateaubriand. Isso me deixava meio apreensivo. Quando me disseram que seria aqui, no Hospital Regional de Toledo, eu fiquei muito feliz com a notícia", disse o paciente.
Os procedimentos, conforme o diretor técnico do HRT, Gustavo Elias Leichtweis, foram duas cirurgias gerais e uma ginecológica. "As cirurgias foram eletivas e ocorreram sem intercorrências. Os pacientes estão apresentando boa recuperação. Duas aconteceram ainda pela manhã, realizadas com cirurgião geral, e uma à tarde, conduzida por uma ginecologista. Todos os pacientes estão estáveis e possivelmente receberão alta hospitalar num período de 24h a 48h", comentou.
O momento foi de muita alegria para o prefeito Beto Lunitti, que fez questão de ir até o Hospital Regional no início da manhã para conversar com os pacientes. "Ver esse Hospital atendendo pessoas, realizando procedimentos, conforme o planejamento que nos foi apresentado é algo que nos alegra demais. Só tenho agradecer, a toda a equipe do IDEAS [Instituto de Desenvolvimento.
O espaço foi inaugurado em outubro e gradativamente ampliou os serviços à população com internações clínicas e em leitos de Unidade de Terapia Clínica (UTI), chegando agora aos primeiros atendimentos no centro cirúrgico.
Para o secretário de Estado da Saúde em exercício, Cesar Neves, esta é mais uma vitória para a Saúde da região. "O hospital é totalmente voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS) da população de Toledo e seu entorno. Os novos procedimentos vão ajudar as pessoas a saírem da fila de espera e agilizar para aqueles que aguardam por uma cirurgia eletiva", ressaltou.
A equipe do hospital prestará atendimento à população dos 18 municípios abrangidos pela 20ª Regional de Saúde: Assis Chateaubriand, Diamante d'Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi.
Os investimentos do Governo do Estado somaram R$ 13 milhões para construção, aquisição de mobiliários, equipamentos e instalação da estrutura de climatização do hospital, além de recursos do governo federal e da prefeitura.
Primeiros pacientes com o Prefeito de Toledo, Beto Lunitti.
Comentários: