O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), com apoio da Sicredi Vanguarda, iniciou em Santa Helena o Torneio de Silagem, uma iniciativa técnica e sem custos que busca melhorar a pecuária leiteira na região.
Dados do IDR-Paraná (2023) mostram que propriedades com problemas na ensilagem podem perder até 30% da produtividade do rebanho, afetando diretamente os resultados dos produtores. Acompanhamos a coleta de amostras na propriedade da família Benso, localizada na linha Pacuri, referência na atividade de pecuária leiteira.
As análises estão sendo feitas em parceria com a ESALQ/USP, um dos laboratórios mais renomados do país, utilizando metodologias avançadas como o Penn State (para medir o tamanho das partículas), a tecnologia NIRS (para avaliar a composição nutricional) e o índice KPS (que mede a qualidade do processamento dos grãos).
Na oportunidade, o AgroTec Costa Oeste, acompanhou a coleta de silagem na propriedade da família Benso, localizada na linha Pacuri, interior de Santa Helena. O trabalho técnico foi realizado pelo zootecnista Murilo Rodrigues Shibata, acompanhado do gerente agro do Sicredi Vanguarda, andré Pauletti e do jovem produtor e veterinário, Gustavo Benso.
Assim que entregues pelo laboratório, os técnicos retornam às propriedade participantes para apresentar os resultados individualmente e indicar melhorias no processo de ensilagem.
O Torneio de Silagem é mais uma ação estratégica para fortalecer o setor leiteiro no Oeste do Paraná, promovendo conhecimento técnico, troca de experiências e estímulo à adoção de boas práticas nas propriedades rurais.
Comentários: