Uma nova ligação com o Paraguai via Porto Internacional de Santa Helena, está prestes a ser habilitada.
Se trata do Porto de Marangatu, região pertencente ao município paraguaio de Nova Esperança (Troncal 4), que fica em frente ao Porto Britânia, Pato Bragado, no lado brasileiro.
Uma das lideranças que busca a regularização é o advogado Dario Garcete, que no dia 23 de outubro, esteve reunido juntamente com o prefeito de Nova Esperança, Sergio Godoy, com Julio César Vera Cáceres, presidente da ANNP, Administração Nacional de Navegação e Portos em Assunção.
Garcete comunicou a doação de 3 hectares de terra para edificação das estruturas necessárias para o funcionamento no novo porto. A intenção no futuro é que seja autorizada uma espécie de filial do Porto de Santa Helena em Pato Bragado ou Entre Rios do Oeste, dada a diminuta distância de aproximadamente quatro quilômetros para a travessia de menos de 20 minutos.
Mais recentemente, uma comitiva de autoridades ligadas à ANNP, esteve no local, já como resultado da audiência em Assunção. São aproximadamente 10 instituições que estão diretamente envolvidas com a Administração Nacional de Navegação e Portos e que precisam estar envolvidas no processo de regularização.
Ainda segundo Dario Garcete, comunicado feito pessoalmente às autoridades que visitaram a área, há mais de 40 anos se busca realizar este sonho, que agora parece estar em vias de concretização.
Testes com balsas da Navegação Santa Helena já foram feitos, tanto para atracar em Marangatu, como para a travessia, ante a mais de duas horas que dura a viagem até Santa Helena.
Segundo informou Dario Garcete, o presidente da ANNP, agradeceu a doação do terreno para o qual já está pronto o projeto, na ampla área que abrigará os organismos de controle e o pátio para estacionamento de veículos, principalmente caminhões.
Já existem dois portos com ligação estabelecida com Santa Helena: Porto Índio, atualmente funcionando no espaço conhecido como Porto Alemão e Sanga Funda, o Porto de Itaipuporã.
Comentários: