Costa Oeste 93 - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Terça-feira, 17 de Junho de 2025
Pecuaristas de Santa Helena precisam fazer atualização do rebanho até 30 de junho

Agro

Pecuaristas de Santa Helena precisam fazer atualização do rebanho até 30 de junho

Quem não atualizar o rebanho estará sujeito às penalidades e não poderá fazer transporte de animais

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Apesar do prazo de Cadastro de Rebanho ser estipulado até o dia 30 de junho, já a partir do dia 1º passou a valer a exigência deste procedimento para conseguir a GTA, Guia de Trânsito Animal.

A campanha de atualização dos rebanhos do Paraná de 2024 começou em 1º de maio e se estenderá o próximo dia 30 de junho e na regional de Toledo, Santa Helena e São José das Palmeiras são os que menos cadastraram.

A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.
Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda). Os produtores podem fazer a atualização pelo site da Adapar ou presencialmente em uma das unidades locais do órgão, Sindicatos Rurais ou de Trabalhadores Rurais.

Em Santa Helena, a Adapar funciona no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Avenida Curitiba, 242, centro da cidade. A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito às penalidades previstas na legislação, inclusive multas.

O secretário de Agricultura Volnei Grade disse que é imprescindível fazer o recadastramento. "Reiteramos o pedido aos produtores para que se evite multas e haja impedimento do transporte de animais", lembrou Volnei.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!