O cultivo de morango faz parte da vida de José Luiz Schimitz, mais conhecido como César e a esposa Leoní. Com auxílio do filho, a nora e mais dois colaboradores, eles lidam com aproximadamente 13 mil pés de morangos, vindos da Espanha.
Toda a produção é orgânica, sem uso de agrotóxicos, o que garante qualidade e mais sabor no fruto. O manejo com o morango surgiu quando chegou a pandemia. Em contato com um amigo, a família foi em busca de informações técnicas para iniciar com a atividade.
Como a atividade deu muito certo, atualmente a família possui 3 estufas em um total de 1.500 metros quadrados. É preciso muito esforço e dedicação com o manejo do morango.
A esposa Leoní Schimitz, explica que o trabalho aperta em dias de colheita. Além disso há o cuidado diário com as mudas, na aplicação de produtos folheares para pragas e doenças, como a adubação, por exemplo. São horas dedicadas para a atividade.
Mais como nem tudo são flores, a atividade da família já passou por maus bocados. Em 2023, durante um forte temporal, parte da estrutura da estufa foi danificada. César então contou com o auxílio da Sicredi Vanguarda para recomeçar.
O manejo conta com apoio técnico mensal, o que auxilia a família alcançar qualidade na produção de morangos. A produção de morangos tem destino certo. Boa parte é comercializada pelos clientes fiéis, os quais já conhecem a qualidade e o sabor irresistível do fruto.
Nas palavras de César, trabalhar com a atividade é preciso gostar do que faz, é ter dedicação e muito amor envolvido.
Comentários: