De 21 a 28 de agosto é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano de 2025 traz como tema: “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz”. A iniciativa tem como objetivo promover o conhecimento sobre as condições sociais das pessoas com deficiência, além de incentivar a inclusão e superar barreiras que dificultam a participação plena dessas pessoas na sociedade.
Em Santa Helena, a Escola Zilda Arns Neumann, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) está promovendo uma série de atividades em alusão à data. Na manhã desta quinta-feira (21), alunos da APAE, professores, autoridades locais e familiares participaram de uma caminhada pela conscientização.
A caminhada teve início na Praça da Criança e seguiu pela Avenida Brasil até a sede da escola, onde os participantes foram recebidos com apresentações.

A diretora da APAE, Jussara Sangalli, destacou a importância da mobilização. “Essa caminhada serve como uma conscientização e também para divulgar um pouco mais sobre o trabalho da nossa entidade”, afirmou.
As ações da APAE em Santa Helena começaram ainda no início do mês, no dia 6 de agosto, com um passeio cultural. No dia 8, uma panfletagem foi realizada com o objetivo de divulgar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e o Festival Terra das Águas. A programação segue até o dia 25 de agosto, com diferentes atividades voltadas à inclusão, visibilidade e valorização das pessoas com deficiência.
Além de promover a inclusão social, a semana também é um momento de troca de experiências entre profissionais da área, o que contribui para o aprimoramento dos serviços prestados e para o fortalecimento das redes de apoio.

Comentários: