Em uma cerimônia com lideranças do Paraguai e Brasil, entre elas, o prefeito Dinho Maraskin de Santa Helena, ex-prefeito Evandro Grade, o Zado, Sidinei Ribeiro, gerente de Turismo e outros servidores públicos, presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Draghetti e vereador Aquiles Alba, foi inaugurada nesta sexta-feira (24), a nova balsa da Navegação Porto Índio.
A grande embarcação fará a travessia internacional via Lago de Itaipu, entre Porto Índio (Py) e Santa Helena/PR (Br). A nova balsa tem aproximadamente 85 metros e terá capacidade de transportar até 24 caminhões.
A cerimônia ainda contou com a presença do sócio-proprietário, Adjaime Pavei e o coordenador da construção, Francisco Gayoso. A balsa é considerada a maior embarcação já construída e que irá navegar pelas aguas do Lago de Itaipu.
Gayoso indicou que o asfalto em execução trará para o município de Mbaracayú e a zona norte do departamento um grande desenvolvimento, pois há muitos itens que começarão a ter outra dinâmica econômica por ter uma rota de circulação para uma conexão fluvial internacional. Nesse contexto, surgiu o investimento para uma balsa de grande capacidade, acrescentou.
A balsa "Nuestra Señora Estela Mary" com seu rebocador "Mbaracayú 1", foram construídos no mesmo porto pela empresa Astilleros Puerto Botánico de Asunción. A balsa é a maior que vai operar no país no referido serviço, segundo Francisco Gayoso. Ele informou que a embarcação possui as autorizações das instituições competentes, como a Marinha Mercante e a Prefeitura Naval.
Com a finalização do asfaltamento da supercarretera no Paraguai, a expectativa é que aumente consideravelmente o fluxo de caminhões entre Porto Índio e Santa Helena e, a construção na embarcação, vem para acompanhar a grande demanda prevista.
Confira imagens abaixo.
Entre em nosso grupo de WhatsApp Clique Aqui!






Comentários: