Entre Rios do Oeste recebeu, nesta quarta-feira (28), importantes investimentos voltados ao fortalecimento da pesca profissional e da aquicultura familiar. O município foi contemplado com a entrega de equipamentos do programa Mais que Energia, iniciativa da Itaipu Binacional em parceria com a Caixa Econômica Federal.
A ação beneficiou diretamente a Colônia de Pescadores São Francisco, com a entrega de um conjunto expressivo de equipamentos, incluindo sete embarcações, um motor, uma carreta de transporte, 12 tanques-rede e 35 coletes salva-vidas. Os materiais irão proporcionar melhores condições de trabalho aos pescadores e pescadoras, garantindo mais conforto, agilidade e segurança nas atividades, além de contribuir para o aumento da renda das famílias atendidas.
Além disso, a Associação dos Pescadores e Aquicultores de Entre Rios do Oeste (APOER) recebeu mais de R$ 232.400,00 em materiais diversos, como equipamentos de apoio logístico, móveis e cadeiras para escritório, máquinas destinadas à agroindústria e equipamentos de informática, fortalecendo a estrutura da entidade e ampliando sua capacidade de atuação.
O município também será contemplado com um investimento de R$ 800.000,00, destinado à implantação de uma mini estação de tratamento de efluentes, que irá contribuir para a melhoria do Parque de Lazer, incluindo a área da praia artificial.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, através desses benefícios, os pescadores garantem mais produtividade e rentabilidade.
“Esse é exatamente o objetivo da Itaipu. O projeto Itaipu Mais Que Energia, especialmente para os vendeiros, que estão muito próximos e foram atingidos pela Itaipu, busca garantir toda a segurança no trabalho e, principalmente, uma forte inclusão social. A inclusão social se dá com equipamentos adequados, qualificação e respeito à cultura local.
Os pescadores de Entre Rios do Oeste são um grande exemplo disso. Aliás, o município é referência em vários aspectos. Aqui realizamos grandes investimentos em energia solar, quase dois milhões de reais, além de parcerias com universidades, como a União Oeste, investimentos na agricultura orgânica e, principalmente, no apoio aos pescadores.
A partir dos equipamentos, os pescadores passam a ter mais segurança no trabalho e também um aumento de renda. Eles ganham produtividade, pescam mais, exigem menos esforço, conseguem melhores preços para seus produtos e, principalmente, sentem-se muito mais comprometidos com as políticas ambientais que a Itaipu incentiva e das quais tanto precisa”, destacou Verri.

As ações reforçam o compromisso da Itaipu Binacional com o desenvolvimento sustentável, a valorização das comunidades locais e o fortalecimento da economia regional, promovendo mais qualidade de vida para a população de Entre Rios do Oeste.


Comentários: