Costa Oeste 93 - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026
Entre Rios do Oeste recebe investimentos da Itaipu Binacional para fortalecer pesca local

Santa Helena

Entre Rios do Oeste recebe investimentos da Itaipu Binacional para fortalecer pesca local

O município foi contemplado com a entrega de equipamentos do programa Mais que Energia

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Entre Rios do Oeste recebeu, nesta quarta-feira (28), importantes investimentos voltados ao fortalecimento da pesca profissional e da aquicultura familiar. O município foi contemplado com a entrega de equipamentos do programa Mais que Energia, iniciativa da Itaipu Binacional em parceria com a Caixa Econômica Federal.

A ação beneficiou diretamente a Colônia de Pescadores São Francisco, com a entrega de um conjunto expressivo de equipamentos, incluindo sete embarcações, um motor, uma carreta de transporte, 12 tanques-rede e 35 coletes salva-vidas. Os materiais irão proporcionar melhores condições de trabalho aos pescadores e pescadoras, garantindo mais conforto, agilidade e segurança nas atividades, além de contribuir para o aumento da renda das famílias atendidas.

Além disso, a Associação dos Pescadores e Aquicultores de Entre Rios do Oeste (APOER) recebeu mais de R$ 232.400,00 em materiais diversos, como equipamentos de apoio logístico, móveis e cadeiras para escritório, máquinas destinadas à agroindústria e equipamentos de informática, fortalecendo a estrutura da entidade e ampliando sua capacidade de atuação.

O município também será contemplado com um investimento de R$ 800.000,00, destinado à implantação de uma mini estação de tratamento de efluentes, que irá contribuir para a melhoria do Parque de Lazer, incluindo a área da praia artificial.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, através desses benefícios, os pescadores garantem mais produtividade e rentabilidade.

Esse é exatamente o objetivo da Itaipu. O projeto Itaipu Mais Que Energia, especialmente para os vendeiros, que estão muito próximos e foram atingidos pela Itaipu, busca garantir toda a segurança no trabalho e, principalmente, uma forte inclusão social. A inclusão social se dá com equipamentos adequados, qualificação e respeito à cultura local.

Os pescadores de Entre Rios do Oeste são um grande exemplo disso. Aliás, o município é referência em vários aspectos. Aqui realizamos grandes investimentos em energia solar, quase dois milhões de reais, além de parcerias com universidades, como a União Oeste, investimentos na agricultura orgânica e, principalmente, no apoio aos pescadores.

A partir dos equipamentos, os pescadores passam a ter mais segurança no trabalho e também um aumento de renda. Eles ganham produtividade, pescam mais, exigem menos esforço, conseguem melhores preços para seus produtos e, principalmente, sentem-se muito mais comprometidos com as políticas ambientais que a Itaipu incentiva e das quais tanto precisa”, destacou Verri.

As ações reforçam o compromisso da Itaipu Binacional com o desenvolvimento sustentável, a valorização das comunidades locais e o fortalecimento da economia regional, promovendo mais qualidade de vida para a população de Entre Rios do Oeste.

FONTE/CRÉDITOS: Costa Oeste 93
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Gustavo Matos/Assessoria
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!