Costa Oeste 93 - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Domingo, 08 de Fevereiro de 2026
Irmãos Maeberg são absolvidos pelo Tribunal do Júri em Santa Helena

Santa Helena

Irmãos Maeberg são absolvidos pelo Tribunal do Júri em Santa Helena

Jurados acolheram a negativa de autoria, absolveram os réus dos dois fatos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os irmãos Ezequiel Maeberg e Paulo Cesar Maeberg foram absolvidos de ambos os fatos pelo Tribunal do Júri da Comarca de Santa Helena, em julgamento realizado nesta quinta-feira (5). A decisão dos jurados acolheu a tese de negativa de autoria, resultando na absolvição tanto do homicídio consumado quanto da tentativa de homicídio.

Os jurados analisaram o processo que apurava a morte de Roberto Carlos de Souza e a suposta tentativa de homicídio contra Claudinéia Pereira dos Santos, crimes ocorridos em 5 de fevereiro de 2023, no bairro Vila Rica. O julgamento aconteceu exatamente três anos após a data do crime.

Claudinéia Pereira dos Santos não foi localizada para ser intimada do presente julgamento, tendo sido dispensada, tanto pelo MP quanto pela defesa constituída. Sendo assim, o julgamento ocorreu normalmente, conforme previsto na legislação.

Durante a sessão, o Ministério Público do Estado do Paraná sustentou a tese de condenação dos dois réus pelo homicídio qualificado consumado, ao mesmo tempo em que pugnou pela absolvição no crime tentado. Nos debates, o MP também buscou sustentar a existência de uma suposta rixa entre as famílias Maeberg e Souza, tentando relacionar os réus a outros fatos criminosos ocorridos em anos anteriores no município.

Entre os episódios citados pela acusação está um fato ocorrido em 20 de novembro de 2021, em uma conveniência no bairro Vila Rica, quando Ezequiel Maeberg teria sido acusado de tentar matar Sidney de Souza. À época, a vítima relatou acreditar que o motivo da agressão estaria ligado a um relacionamento amoroso envolvendo a ex-companheira do acusado. Esse processo ainda não foi julgado.

Outro caso mencionado ocorreu em 12 de março de 2022, quando, por volta das 5h, um atirador efetuou disparos em frente a uma conveniência na Rua Ângelo Cattani, no bairro Cidade Nova, resultando na morte de Leomar Maeberg, irmão de Ezequiel. Pelo crime, foi acusado Fábio Junior Moreira de Souza, sobrinho de Sidney, que acabou absolvido pelo Tribunal do Júri.

Também foi lembrado durante o julgamento o homicídio de Sidney de Souza, ocorrido em 15 de dezembro de 2022, na Praça Central de Santa Helena. Na ocasião, Ezequiel e Paulo Cesar Maeberg chegaram a ser acusados, mas foram absolvidos pelo Conselho de Sentença.

Por fim, o processo julgado nesta quinta-feira tratou do homicídio de Roberto Carlos de Souza, irmão de Sidney de Souza, ocorrido em 5 de fevereiro de 2023, no bairro Vila Rica, do qual os irmãos foram novamente inocentados.

A defesa dos irmãos Maeberg, representada pelos advogados Vitor José Spazzini e Eder Spazzini, sustentou ao longo do julgamento que não existe rixa entre as famílias e que não há provas que liguem os réus aos crimes narrados. A tese defensiva de inocência e negativa de autoria foi acolhida pelos jurados.

Com a absolvição, Ezequiel e Paulo Cesar Maeberg serão colocados em liberdade, deixando a Penitenciária de Foz do Iguaçu, onde aguardavam o julgamento.

O julgamento foi presidido pelo juiz de Direito Dionísio Lobchenko Junior. Apesar da decisão do Conselho de Sentença, o Ministério Público ainda pode recorrer, dentro dos prazos legais.

Entre em nosso grupo de WhatsApp Clique Aqui!

FONTE/CRÉDITOS: Click News Web Tv
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!