Em entrevista à Rádio Costa Oeste 93,3 na terça-feira (23), o prefeito de Santa Helena e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao lago de Itaipu, Evandro Grade, o Zado, anunciou com exclusividade, a instalação do Hospital Santa Casa em Santa Helena.
O processo para a abertura do novo hospital perdura desde o ano de 2021 e devido a questões burocráticas, com o fechamento do Hospital Policlínica, se arrastou até agora. Zado, que cumpre agenda em Curitiba, onde se encontrou com várias lideranças estaduais, entre elas o governador Ratinho Junior e vice, Darci Piana, disse que a parte estrutural do hospital foi o que gerou a demora.
A Vigilância Regional de Saúde orientou algumas adequações e reformas na estrutura, as quais estão sendo finalizadas nesta semana e, estando agendada para a próxima semana a visita da equipe técnica para a autorização e liberação da unidade hospitalar, com atendimento iniciando em junho de 2024.
Zado ainda relatou que houve inúmeros boatos de que o Hospital Beneficente Moacir Micheletto fecharia, o que não é verdade. Hoje, pelo tamanho e capacidade do hospital, os atendimentos serão voltados para o Pronto Socorro e Maternidade. Já o Hospital Santa Casa Santa Helena vai atender 21 especialidades em atendimentos eletivos.
Além de dois centros cirúrgicos que já existiam no hospital, mais um centro foi instalado e o novo hospital poderá realizar até 220 cirurgias/mês, atendendo municípios de Santa Helena e região, o que torna Santa Helena de vez um polo microrregional em saúde.
Ouça a entrevista na integra.
Comentários: