O prefeito de Santa Helena e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Evandro Grade, o Zado, está em Curitiba reunido com lideranças do Estado, onde participa de reuniões discutindo assuntos de interesse de toda a região oeste.
Dentre as pautas, está melhorias na infraestrutura de rodovias da região, a implantação do frigorífico da Frivatti e a abertura do Hospital Santa Casa em Santa Helena. Ao lado do empresário e sócio proprietário do frigorífico, Egídio Valiatti, Zado se encontrou com o governador Ratinho Junior e vice-governador Darci Piana, com o presidente, Wilson Bley Lipski do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, Secretário Chefe da Casa Civil, João Ortega e demais lideranças.
O projeto de implantação do frigorífico que vai trabalhar com o abate e processamento de suínos no município perdura há algum tempo, mas alguns passos importantes foram dados. A empresa já obteve todas as licenças junto a Itaipu Binacional, Instituto Água e Terra – IAT e Agência Nacional das Águas – ANA, para sua implantação.
O próximo passo é o financiamento para que o mais breve, a empresa inicie a terraplanagem e a construção do frigorífico, isso ainda em 2024. Inicialmente, a instalação do frigorífico Frivatti, que atua no mercado interno e externo, deve gerar em torno de 1.700 empregos diretos, podendo aumentar gradativamente. A expectativa é abater de em torno de 4.800 suínos/dia.
Durante entrevista ao Rota Costa Oeste nesta manhã de terça-feira (23), direto de Curitiba Zado abordou como andam os trâmites para a implantação do frigorífico em Santa Helena. (Ouça)
Comentários: