Um grupo de protetoras da causa animal de Santa Helena se reuniu nesta terça-feira (04), juntamente com o prefeito Dinho Maraskin, vice, Fabrícia Bedendo, e o presidente da Câmara de Vereadores Anderson Draghetti, para discutir sobre as condições dos animais abandonados e maltratados na cidade.
As protetoras reivindicaram melhorias nas políticas públicas para proteger os animais, combater o abandono, maus tratos, entre outras melhorias em prol dos pets.
A reunião teve objetivo principal de ouvir as necessidades e sugestões dos cuidadores e protetores, além de apresentar as ações já realizadas e os planos futuros.
As protetoras destacaram a importância da educação e conscientização da população sobre a causa animal. Por outro lado, as protetoras de animais solicitaram ajuda com rações e medicamentos, visto que é alto ainda o número de abandono de cães e gatos.
O prefeito Dinho Maraskin, destacou a atenção que a gestão tem dedicado à causa animal, e que o município irá atender essa causa importante.
As protetoras da causa animal reivindicam:
Banco de ração;
Criar Lei da Corrente (proibição de animais acorrentados);
Ampliar ou construir um novo canil;
Em anexo ao canil, criar estrutura para atender gatos em situações de rua;
Conselho Municipal da causa do bem animal;
Chipar todos os cachorros do município;
Castramóvel, funcionar na cidade e interior com frequência;
Continuar apoiando o projeto da UTFPR;
Convênio com Clínica Veterinária para animais em situação de rua;
Colocar funcionários que atendem emergências em final de semana;
Proporcionar uma política de consenso e bom entrosamento entre equipes de trabalho no canil, maus tratos com as protetoras, evitando conflitos;
Auxiliar as protetoras que tem acima de 10 animais em sua residência, onde estão cuidando, tratando e dando medicamentos com recursos próprios.
Além dessas reivindicações, foi apresentado um projeto de extensão da UTFPR Campus Santa Helena, realizado no ano de 2024, que segue mais dois anos (2025/2026). O projeto ‘(mi)aumigos’, é a versão melhorada e atualizada do projeto anterior, incluindo também os felinos domésticos (gatos).
Entre em nosso grupo de WhatsApp Clique Aqui!
Comentários: